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Como montar uma planilha de precificação?

Aplicar a precificação correta em seu produto/serviço é fundamental para a sustentabilidade do seu negócio. Sem isso, você não apenas perde competitividade, como também se arrisca financeiramente.

Muitos empreendedores ainda não têm uma contabilidade estruturada ou não tem disponível um contador à disposição, o que pode dificultar a sua jornada no sucesso se não ficar muito atento.

Mas por onde começar?

Separe os seus custos, tanto de matéria prima, quanto de valores fixos e variáveis. Depois encontramos um ponto de equilíbrio entre o seu gasto com o que pretende vender. Mas não basta apenas equilibrar os valores, agora é hora de pensar no que você precisa lucrar para poder crescer…

Como pensar no quanto devo lucrar?

Chegamos na parte que costuma ser a mais difícil falada por meus alunos. Por definição, o lucro é a diferença entre o que você fatura com a venda do produto ou serviço e o custo que ele teve para ser executado (custo de aquisição, contas fixas e variáveis, etc…).

Um segredo para fazer essa construção funcionar é pensar em cada aspecto separadamente e ter em mãos todas as movimentação que impactam o fluxo de caixa. E não ignore o mercado, pesquise os concorrentes.

Um ponto muito importante e que precisamos deixar claro é que não existe uma fórmula mágica para precificação dos seus produtos ou serviços. Existem algumas fórmulas para calcular custos, porém modelos de negócios e as necessidades das empresas mudam. Consequentemente, a composição dos valores também mudará, cada um é cada um. Cada precificação é individual.

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